O projeto é de autoria do vereador Luciano Girão (PDT) e promove a reclassificação de um quadrante do bairro Manuel Dias Branco, que passaria a ser considerada uma Zona de Ocupação Preferencial 2
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), vetou o Projeto de Lei Complementar 19/2024, aprovado pela Câmara Municipal no fim do ano passado, para modificar o zoneamento ambiental de uma área no bairro Manuel Dias Branco, às margens da Avenida Santos Dumont, permitindo ocupação imobiliária. O projeto é de autoria do vereador Luciano Girão (PDT) e promove a reclassificação de um quadrante do bairro.
A área, que hoje é classificada como uma Zona de Interesse Ambiental (ZIA) do Parque do Cocó, passaria a ser considerada uma Zona de Ocupação Preferencial 2 (ZOP 2).
Ainda no ano passado, o projeto gerou intensos debates na Câmara Municipal e se tornou uma das prioridades para o então prefeito, José Sarto (PDT). Agora, o texto retorna ao Legislativo para nova apreciação dos vereadores, sob uma nova composição, resultado das eleições de outubro de 2024. A votação do veto pode ser um primeiro demonstrativo da base de apoio de Evandro Leitão na Casa.
O vereador Gabriel Aguiar (Psol), mais conhecido como Gabriel Biologia, comemorou a decisão e parabenizou a atitude do prefeito, em suas redes sociais.
Vale ressaltar que, anteriormente, Evandro foi procurado pelo vereador para debater sobre o assunto. Gabriel Aguiar deve ser o novo presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal. O parlamentar teve o compromisso do prefeito de que a Seuma estaria fazendo uma avaliação da situação. Alguns projetos, inclusive, foram sancionados ainda na gestão Sarto. A ação entra como uma das medidas da administração de Sarto que Evandro prometeu reavaliar.
Outro parlamentar que comemorou a decisão foi o deputado estadual Guilherme Sampaio (PT), que será o líder do Governo na Assembleia Legislativa. “Não há forma melhor de começar o dia do que com uma notícia como essa: o prefeito Evandro Leitão vetou o projeto que alteraria o zoneamento ambiental no bairro Manuel Dias Branco, uma decisão que merece aplausos. Com coragem e responsabilidade, ele demonstra compromisso com a preservação ambiental e o diálogo técnico em sua gestão. Parabéns, Evandro, por honrar o compromisso de reavaliar medidas polêmicas e priorizar o interesse de todos e todas!”, disse.
“Esperamos que todo o retrocesso ambiental da gestão passada seja revisto. Seguimos na luta por uma Fortaleza mais justa e sustentável!”, celebrou, também, a deputada estadual Larissa Gaspar (PT).
A vereadora Adriana Almeida (Psol) também usou as redes sociais em apoio à decisão de Evandro. “Parabenizo o prefeito Evandro Leitão pelo veto ao projeto que alteraria o zoneamento ambiental no bairro Manuel Dias Branco, permitindo ocupação imobiliária. Esse foi um tema que debati intensamente e votei contra. A preservação ambiental é essencial para o futuro de Fortaleza!”, disse.
Fonte: Opinião CE